quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A l e r t a

         Foto Diego Goulart Muller


Há muito não me manifestava neste espaço que criei para realmente escrever o que o palco não me dá tempo de falar.

Muito aconteceu entre a última postagem. Planos e passos diferenciam a caminhada e a administração da vida.

Somos feitos de indagações e justamente as respostas podem ser destrutivas... ou, alimento dos sonhos.

Era urgente a necessidade de informar-me mais a fundo sobre a situação agropecuária no Sul do Brasil e seus efeitos diretos na cultura local.

Identifiquei-me nessa caminhada de estudos, que não pretendo mais parar,  mais naturalista que o tajã no banhado!!! E tão encorajado quanto Sepé nas atropeladas do Caiboaté.

A degradação da cultura da terra e de seus filhos produtores de espécies “adequadas ao meio” é voraz, sorrateira e implacável.  Seremos devorados em breve pelo descontrole do homem comercial, manipulado pelo consumismo GLOBALIZADO E EVIDENTE.

Nosso tempo não terá mais tempo.  O simples não existirá dando lugar ao simplório produto imediato e de difícil decomposição. Teremos que plantar o que tínhamos de graça.

TEREMOS QUE REZAR POR ÁGUA DANDO MÃOS E BOCA AOS CÉUS.

A riqueza plantada pela mão de Deus está sendo dessecada pelas mãos dos filhos de Deus. Uma espécie de traição familiar inconsciente.

Tenho muitos amigos pecuaristas de variadas histórias na origem e atual situação de luta. Vulneráveis, porém, aguerridos trabalhadores... sobre  o mesmo cavalo da gestão tradicional dos avós e tetravós.  E alguns, mais visionários, perseguidores do conhecimento, para reforçarem a munição nessa luta contra o desconhecido, forte e, às vezes, invisível inimigo.

Sem nenhum motivo para postar-me ético nesse espaço de andante soldado do CAMPO E CANTO NATIVO.

Escrevo meu alerta:


Tendo o luxo por sinuelo o homem desseca a terra
Perdeu o rumo da guerra... planta pro hoje ter sobra
Não vê nem crê na manobra que pra ter paz e ter luxo
Desseca o sangue gaúcho e um dia o tempo lhe cobra.

Tendo os cofres por sinuelo, o que não vejo ser mal
Desseca o sangue ancestral que há muito aflora sem guerra
A ambição do homem erra e um dia o neto com fome
Vai entender que seu nome matou o sangue da Terra.

E aqui estás filho dos ventos sem direito a renascer
Sem pendão pra florescer numa NAÇÂO GANADEIRA
Que se vende por inteira e deixa semear a guerra
No valor maior da terra que é luz, é vida e bandeira.

Então floresces no bolso que transborda o que tem sobra
Cruzeira mansa que é cobra e seu veneno quer luxo
Desseca todo o debuxo:  sorro, ganância e essência
Matando a paz da querência VALOR MAIOR DO GAÚCHO.

Plantem no más companheiros... eu me apeio e desencilho
Mas vou deixar pros meus filhos sentido de não ser corja
De Sorocaba a São Borja mulas e bois adubaram
Valores que não vingaram nos campos sujos de SOJA.


 Mais naturalista que o tajã no banhado!!! E tão encorajado quanto Sepé nas atropeladas do Caiboaté.

2 comentários:

  1. buenas dom lisandro permita-me enviar esse chasque de relato a seu alerta há 50 anos atrás os entendidos trousseram da áfrica um tal de capim anoni pra brincarem em laboratórios de pesquisa com esta gramínia,resultado,a praga foi plantada no PAMPA nas tres repúblicas,animais gado,cavalo,ovelhas tem gastos em suas dentições,não fornece nenhum tipo de proteina,vitamina ou até mesmo medicinal,apenas forma esterco que nem pra adubo serve,pesquisei pelos movimentos públicos estaduais e algum tempo estão alertando pecuaristas ou interioranos deste mal maléfico danoso nojento em que o boi o cavalo a ovelha abaixa a cabeça e não encontra ali prosperidade,naturalidade e talvez diga perdoa-lhes SENHOR eles não sabem o que fazem,esse capim anoni há vários maleficios não só em alimentação mas em todo CICLO NATURAL do nosso PAMPA, dia e noite,em todas as estações PAMPERAS.A fidelidade e sabedoria de DEUS do Livro da Vida se concluirá e creio eu que seu reino espiritual esta vindo comprimindo de cima pra baixo espondo o que não pode mais se ocultar e revelando em espirito e vida aqueles que serão semente,e não é do capim anoni,que farão e fazem desta nossa QUERÊNCIA,PLANETA TERRA como esta ESTÂNCIA era dentro do ventre...temos testemunhos ancestrais,e muitos não estão em bustos de praças,não que precise, NÒS OS TEMOS,e muitos que aqui estão DEUS LHES DEU esse dom de sabedoria prolongamento de uma figueira chamado vida.
    Bueno,oremos.
    Em 1864 dom capurro em suas nobres obras transportava ali em preto e branco ou a cores a vida pampera e criolla de gaúchos no seu viver terrunho,expressões pessoais,parcerias em serviços de campo pecuário,vida familiar,nas casas,em galpões peonada mateando...temos em 2013 são 249 anos,em um EVENTO de lua no CTG BONIFÀCIO GOMES em Cachoeira do Sul fis-me presença pra ver e ouvir e concordo plenamente Um TAJÃ naturalista (sua primeira virtude testemunhado em CD)a pampa singela e pura como a sanga ,o amor, a verdadeira amizade
    e respeito ao PAI E Mãe chamado PAMPA , como o sr. diz a riqueza plantada pela mão de DEUS...tenhamos fé , a teremos , e por que creio que DEUS não criaria algo para perder.
    DOM Lisandro Amaral obrigado pela oportunidade desculpe se manifestei-me erroneamente tenho um respeito verdadeiro ao sr. pelo seu trabalho seu dom seus cantos versos composições e que Deus em nome do sr. JESUS lhe abençõe lhe proteja e que te ilumine pa que também nos abençõe em muitos cantos ancestrais,atuais em sua nobre razão de ser e como a todos que te parceia no altar do palco e da vida,obrigado.

    ResponderExcluir