sábado, 13 de agosto de 2011

O tempo adulto que a mãe terra dá

        
         
           

Neste dia de contemplarmos a importância da paternidade, posiciono-me dos dois lados. Vejo na tela  i  m  e  n  s  a,  nítida e muitas vezes nublada, a imagem de meu pai,   quando agora me encontro na posição de ser um.

Recebi alguns dias atrás um convite de um Site, destes que tem como o propósito a divulgação dos acontecimentos nativistas. Pediram que eu escrevesse sobre o significado de ser pai. Pensei imediatamente na condição impossível da definição. Ser pai não é algo que se tem conceitos escritos, falados e nem mesmo cantados, mas também pode ser, em todas estas alternativas de expressão humana, na tentativa racional de desabafarmos a sensação de sermos o emocional compromisso da paternidade.

Quando a Maria Rita nasceu, em 2006, eu estava filmando  sua chegada “indescritível” na manhã de abril, e a noite, eu estava no palco cantando em verdadeiro estado de graça.
Quando o João Antonio chegou, em junho de 2010, eu também o registrei em imagem e verso, e alguns dias depois, retornei para as gravações deste trabalho que finalizo agora. Identifiquei imediatamente nas duas chegadas, a fusão de sensações causadas pela presença deles na música. E quando falo em música, não falo apenas na minha, e sim, na musicalidade que ambienta o mundo, ou melhor, a vida que se tornou diferenciada e indescritivelmente MELHOR.
A saudade de meu pai, em mim, tornou-se força! O herói que se transformou em homem quando eu alcancei a adolescência, agora retornava no meu poder de ter a capacidade de fazê-los voarem sem asas, de ser dono do tempo, de ter a imagem indestrutível e fascinante do homem mais importante na vida deles "os mais importantes seres da minha vida".
Salvem a guarda das magias que temos neste instante, pois nunca mais tentarei me definir pai. E quando eu lembrar do amanhã de meus filhos, estaremos na eternidade que espero ter neles os imaginando meus irmãos. Guardiões do envelhecimento de seus pais, e dignos existentes neste mundo onde existir é fundamental, e ser é a consequência de atos e efeitos, desculpas e culpas, quedas e glórias, reflexões e reações.

Andarei na estrada do meu tempo – curandeiros -
Estarei na imaginária presença que retornará!
Serei o vento em sopro manso da canção paterna
Que não governa o tempo adulto que a mãe terra dá.

Serei o pai, que tão ausente, é mais presença ao ser canção de vento...
Retornarei aos bons ouvidos num abraço – c h e i o de esperança
E aos meus bons frutos levarei a intenção eterna
de ser pai em tudo que a consciência escreve em minha luz CRIANÇA.


Com muito carinho

Pai

Estrada -12 de agosto de 2011

4 comentários:

  1. A profundidade das tuas palavras nos levam à reflexão da grandeza da paternidade. Parabéns Lisandro, por tudo: pela tua vida, pelo que nos legas e principalmente porque és pai. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Lisandro Amaral Brião:Que posso dizer de ti ? Ou melhor o que vejo em ti como PAI. UM ser humano iluminado e premiado com dois tesouros, pai amigo,amoroso,com aquele carinho que só tu com esse coração especial podes dar,pai que levanta varias vezes na noite pra ver seus filhos,pai da mamadeira,pai do banho,pai da fralda,pai que ri e chora junto a eles.É Lisandro é impossível nomear tudo,mas uma certeza tu podes ter,pra eles tu será o melhor pai do mundo.E ao mesmo tempo quero te dizer tu foste muito amado pelo teu pai e por várias vezes ele lembrava do companheiro fiel,com tu mesmo lembras qdo gritava GOOOOOOOL.Bjs,te amo pessoal especial. FELIZ DIA DOS PAIS !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Feliz dia dos Pais, tu és um pai mais do que especial!! Aproveita teu dia com tuas crias!!
    grande beijo te amo

    ResponderExcluir
  4. Querido Lisandro...
    Fico feliz por teus pequenos. Eles têm por perto um ser digno de ser chamado de Grande, Herói. Porque os melhores heróis são aqueles de carne e osso, são os que mais nos ensinam.
    Que tu tenhas sempre muito a comemorar... em qualquer dia, época, lugar. Parabéns por teres sido escolhido por teus pequenos. Grande abraço!

    ResponderExcluir