quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vertentes














Dilvo Soares
(69 anos domador )








                   Boa tarde, amigos.


Retorno às linhas deste diário para lhes dar notícias da anunciada passagem do evento realizado na minha querência Bagé, nesse final de semana. Como antecipei, participaria apenas como observador dos detalhes positivos e negativos que estão anotados, para possível apresentação aos responsáveis e interessados organizadores e representantes do importantíssimo Festival da Galponeira e Festa Campeira de Bagé.

Falando no segundo tema que anunciei, sobre a entrevista, ou podemos chamar também de charla ao pé do fogo, com o senhor Dilvo Soares, domador de 69 anos, que elegemos para ser o primeiro entrevistado do Vertentes, importante projeto que realizo com apoio cultural da Faculdade Dom Alberto de Santa Cruz do Sul.

Devo adiantá-los que registramos um material importantíssimo, de imagens no depoimento humilde de um digno representante de uma das principais e mais divulgadas profissões vinculadas ao largo repertório de habilidades desenvolvidas pelo Gaúcho, no cenário Rural. Antecipamos a extinção anunciada no amanhecer de cada dia onde o Rio Grande acorda e a criança desconhece o valor da sabedoria rural, base do ser sul brasileiro. Mas aqui estamos e estaremos neste registro do grito índio escorrendo sangue pelos calos dos que derramaram e ainda derramam, feito seu Dilvo, o suor que foi filtrado no sangue dos avós. Onde um grito de correção ao filho era como um abraço de socorro na formação do caráter do descendente.
Aguardem a edição de imagens, captadas pelo Produto Cultural Gaúcho, que, em breve, estarão aqui nas páginas do Diário Do Andante.




2 comentários:

  1. Gostaria de registrar aqui a grande alegria que nos proporcionou a visita de Lisandro Amaral a São José/SC no último dia 20 no Gaitaço.Pena foi o pouco tempo que tivemos para aproveitar tanta beleza e tanta música...para nós, que estamos "exilados" por aqui, foi como se pudessemos nos tele transportar ao RS, coisa que acontece cada vez que ouvimos esse homem...Obrigada pela oportunidade Lisandro, de ouvirmos a verdadeira música gaúcha e podes ter certeza que a foto que tiramos com você vai ficar guardada em nosso coração.
    Até Lages!!!!
    Grande abraço
    Caroline lehmkuhl

    ResponderExcluir
  2. A inequívoca geometria de pensamentos espelhadas nas palavras de um pensador, transparece aos sedentos da verdade como um olho d'água - eles sabem que há água no subsolo, mas parecem crer, quando as sangas divulgam o seu segredo...

    ResponderExcluir